Buscar
  • Celso Derisso Filho

7 Dicas de vendas para quem está inciando na área comercial


Você quer ter grandes resultados na área de vendas?? Se a sua resposta foi sim, continue lendo esse artigo, que irei te dar 7 dicas de vendas muito importantes que farão de você um excelente profissional.


Iniciar a carreira em vendas, não é algo fácil, porém se você desenvolver e lapidar algumas habilidades que eu sei que é capaz, com certeza essa barreira será ultrapassada e conseguirá atingir grandes resultados.


A verdade é que, embora algumas pessoas tenham habilidade nata como por exemplo o dom da negociação, ainda assim isso não é e nem será o suficiente para que elas se tornem excelentes vendedoras.


O fato é que vender, bem e em grande quantidade, se faz necessário a elaboração de processos bem definidos, pensados estrategicamente. Portanto, qualquer pessoa pode aprender. Mas como?


Se você quer ingressar nessa carreira que tem um importante papel na área comercial, continue a leitura desse artigo que irei de dar dicas importantes para que possa evoluir rapidamente e dominar esse mercado tão promissor e essencial na economia brasileira.

Esse é o maior desafio: absorver o máximo de conteúdo e conseguir transformar o mais rápido possível em vendas. Isso pode gerar muita ansiedade e frustração no novo vendedor e por esse motivo as melhores empresas de vendas no mercado, respeitam o tempo de adaptação dos vendedores, os chamados ramp-up.


As nossas dicas, portanto, estarão pautadas na etapa inicial do vendedor, receba–as como uma orientação, um impulso de alguém que realmente acredita que é possível, sim se tornar um grande vendedor.


Bora lá?


1 – Conheça a empresa e os produtos


Descubra tudo sobre a empresa e produtos que vai vender; Procure saber tudo da empresa: Quando e como ela surgiu?? Qual a posição dela no mercado; como é e como era o processo de venda.

Converse com um vendedor ou outro profissional que está na empresa a mais tempo, assim ele poderá pontuar pontos importantes sobre a evolução da empresa.


Depois, investigue e aprenda tudo sobre o produto ou serviço que irá vender. Você já deve ter ouvido esse jargão várias vezes, e pode ter certeza ele faz muito a diferença na hora de vender algo : “Ninguém vende bem algo que não conhece ou não acredita.” Portanto, saiba tudo sobre o produto, se for possível converse com os criadores desse produto, para obter o máximo de informações possíveis, assim com certeza ficará expert na argumentação.


E por último, conheça e muito o mercado e seus concorrentes. Para isso você pode se utilizar de algumas ferramentas, tais como Linkedin e Feedly. Uma dica é criar uma planilha com o nome dos concorrentes, valores de produtos e pontos fracos e fortes, assim você poderá criar a apresentação do seu produto considerando todos esses pontos.


2 - Conheça seu Cliente


Após conhecer o mercado, a empresa, os produtos ou serviços, agora é hora de conhecer sobre os clientes. Você não sai mergulhando em um rio sem saber a profundidade desse rio, assim como você não sai vendendo algo sem sabem com que você estará lidando.


Veja algumas perguntas que podem te ajudar:

· O que o cliente compra?

· Quando ele compra?

· Como ele compra?

· Quanto ele compra?

· Com quem ele compra?

· Por que ele compra?


3 - Entenda a importância do processo de vendas


Como falamos no início, para se tornar um bom vendedor é preciso entender todo o processo da qual ela faz parte.

Relembrando vendas é um processo com etapas e tarefas bem definidas.

Nesse sentido você deve entender e respeitar todo esse processo, estude o método já utilizado na empresa e fique expert nele.


4 - Se atualize com técnicas de vendas


Para que você se torne um excelente profissional de vendas, será necessário dedicação e muito estudo. Estude as melhores técnicas de venda existente no mercado, com certeza você encontrará material de excelente qualidade na internet.

E lembre-se de manter-se atualizado, pois isso fará grande diferença, e te ajudará muito na abordagem e na quebra de argumentações com seu cliente.


5 - Ultrapasse a barreira do “não”


Ouvir o tão temido “não”, muitas vezes desmotiva os vendedores iniciantes, porém não deixe que isso te impeça de progredir ainda mais.

A forma de minimizar isso, é acreditar que seu produto realmente fará a diferença na vida do cliente, no entanto aceite que cabe a ele aproveitar a oportunidade ou não. Se coloque a disposição para uma nova oportunidade, caso o cliente em futuro próximo, esteja preparado para solucionar um problema que é dele.


6 - Treine muito


Como já afirmamos anteriormente nesse artigo que contém as 7 dicas de vendas para iniciantes, podemos desenvolver e aprimorar ainda mais a técnica de vendas. E a única forma de fazermos isso é na prática, na tentativa de erros e acertos onde conseguimos melhorar nosso processo de vendas.

Se utilize de técnicas muito conhecidas nesse meio como por exemplo: técnicas de rapport e escuta ativa, crie diversos tipos de e-mails e veja qual deles você terá melhor resposta.


Para isso, você pode e deve pedir uma orientação do seu supervisor, peça para que ele acompanhe uma ligação, e aponte os erros e acertos, faça anotações e continue treinando.


Em breve você encontrará seu lugar e a técnica certa para que consiga se tornar um bom vendedor.


7 - Crie e Acompanhe suas métricas


Se a sua empresa não trabalha com métricas qualificadas, crie suas próprias métricas considerando o seu processo evolutivo como vendedor.


Esse acompanhamento é de sua responsabilidade se quiser se destacar na área de vendas, portanto observar se está conseguindo cumprir com todas as tarefas em tempo hábil; em que momento você acaba perdendo suas vendas; quantas abordagens você teve que fazer até conseguir fechar uma venda, são informações importantes.


Acompanhar e analisar corretamente essas métricas fará com que seu desempenho aumente ainda mais e em pouco espaço de tempo, você alcançara sucesso nesse mercado.


Dica Extra


Vender é sobre pessoas, então a minha sugestão é: vai estudar sobre gente. Procure entender como as pessoas pensam, como você pode se relacionar melhor com elas, porque que as pessoas agem do jeito que agem, enfim, estude sobre pessoas e veja as suas vendas aumentarem.


E então, bora faturar mais? Sim ou sim?


Grande abraço, atitude e sucesso!!


#celsoderissofilho #borafaturarmais #simousim #consultoriadevendas #palestrantedevendas #treinamentosdevendas #tendenciasdevendas2020

25 visualizações

©2020 - Celso Derisso Filho