Buscar
  • Celso Derisso Filho

Tendências em Vendas para 2020


Todo ano que começa sabemos que existem tendências para tudo no mercado, e isso não é diferente para nós que trabalhamos com vendas, todo ano novas ideias surgem, o consumidor se comporta de maneira diferente também, por isso é super importante sabermos quais são as tendências em vendas para 2020. Quer saber? Então leia este artigo até o final que tenho certeza que gostará muito das ideias que explicarei por aqui.


01) Os Phydigitais


Hoje os consumidores estão muito phygitais, este termo surgiu um tempo atrás e faz muito sentido hoje, digamos que os clientes estão mesclados entre o mundo Físico e o Mundo Digital, entender isso e saber que esta é uma das principais tendências em vendas para 2020 fará o diferencial para muitos profissionais.


Entenda como um consumidor moderno, que está sempre migrando entre os dois meios para tocar a sua vida, até definir sua compra. Então é importante que você entenda que nem sempre a jornada de compra de um consumidor começará e terminará no mesmo ambiente. Para contornar isto, temos que ter um atendimento omni-channel, ou seja, estar presente tantos nos canais físicos quanto virtuais.


02) O Consumidor Crítico


Além do que citei acima, temos que assumir que nossos consumidores estão mais críticos, as marcas também tiveram um considerável aumento em concorrência. É totalmente evidente que devemos se adaptar aos gostos dos clientes cada vez mais, através de uma pesquisa realizada pela Deloitte Consultoria foi apontado que 66% dos grandes varejistas tiveram que se adaptar para os interesses dos clientes.


03) Vendedor Mais Inteligente é uma das Tendências de Vendas para 2020


O vendedor hoje precisa ser muito mais inteligente do que propriamente aquele que só quer convencer o cliente a fechar uma venda a qualquer custo, isto mudou, com o consumidor mais críticos, com o meio digital impactando diretamente o mundo dos clientes, temos que nos desdobrar e e encarar esse desafio. Por isso parabéns para você que está buscando se atualizar ao ler sobre as tendências em vendas para 2020, já indica que você é inteligente.


04) Criar Relacionamentos a Longo Prazo


Esqueça vender apenas agora, o futuro é criar um relacionamento a longo prazo, lembre-se pessoas compram de pessoas, se um dia você começar a representar outra empresa, tenha certeza que seus clientes virão atrás de você, para isso é importante que você entenda do seu cliente quais são seus desejos, desafios, o que ele espera do que está comprando, entenda a expectativa do seu cliente.


Trabalhe isso com ele, atualize de novidades, ofereça suporte dentro do possível, crie uma relação amigável mesmo. Esqueça de ser aquele vendedor chato, que só pensa na comissão, agora em 2020 é muito importante que sejamos mais humanizados.


05) Atendimento Humanizado


Seja honesto com seu cliente, enxergue a venda pelo ponto de vista dele, entenda o que ele busca e veja se o que você vende realmente atenderá suas expectativas. Ao oferecer um produto mais no perfil correto do seu cliente, você está criando um relacionamento humanizado com ele, onde conseguirá indicações e manterá uma certa amizade.


Trabalhe em todos os canais, converse com o cliente virtualmente, presencialmente, entenda de coração o que ele busca e procure criar um relacionamento com eles.


06) Automações de Burocracia


Para já, podemos dizer que uma das principais tendências de vendas para 2020 é que as empresas irão se automatizar cada vez, para manter o processo burocrático cada vez mais simples, hoje em dia podemos emitir segunda via de boletos online, alterar planos, cancelar assinaturas, tudo via Internet. Já passamos daquela época que para se pagar uma fatura tinha que ia presencialmente no escritório ou loja da empresa, então fique atento para automatizar seus processos.


07) Tenha Visão de Negócios


Um bom vendedor é aquele que tem a visão de negócio, tanto de fazer negócios (efetuar a venda em si), como ter um bom sentido de liderança, enxergar a empresa para qual a você trabalha em uma visão mais ampla, entender mais sobre o mercado dela. Isso fará com que você possa subir de cargo para gerência, já que você passou a entender os objetivos dos clientes da mesma, qual é a visão de negócio dela e como você pode auxiliar para criar e desenvolver novos produtos.


08) Viva o Novo


Não se apegue a processos antigos, entenda de uma vez por todas que o mercado está em constante evolução, leia, estude, adapte-se ao novo. Cada dia surgem novas tecnologias, aplicativos e outros meios para utilizarmos, tente sempre se manter atualizado para prestar um bom atendimento ao seu cliente. Lembre-se, seu consumidor também está sempre se adaptando.


09) Solucione Dores


Tenha uma conversa com seu cliente para entender quais são seus anseios, assim você poderá ajudar ele a solucionar dores para que ele fique completamente satisfeito com seu produto. Um belo papo pode levantar quais são mais comuns, tente quebrar elas solucionando com um produto bom. As pessoas compram pela dor e pelo amor, se for o caso da dor, porque não ter certeza que seu cliente sairá de lá com o problema resolvido?


10) Não Seja um Vendedor Chato


Parece até estranho quando falamos isso, mas o que quero deixar claro aqui é que cada vez mais você precisa de distanciar da posição de vender a qualquer preço, torne-se um colega, vista-se como um profissional de atendimento, que de vez em quando faz vendas. Ou seja, você conversa, atende super bem, entende as necessidades e anseios de consumidores, até que em terminado momento você oferece o seu produto para resolver um problema.


Desta maneira, seu cliente verá você como um facilitador, alguém que resolve dores, sua cartela de clientes aumenta de maneira orgânica através de indicações e retorno de clientes para comprar novamente contigo.


Resumo das Tendências de Vendas para 2020


Procurei listar aqui algumas tendências que eu enxergo e que tenho lido a respeito. E você, quer acrescentar mais alguma? Deixa aqui nos comentários.


E se você acha que esse artigo pode ser interessante para mais alguém, compartilha ou marca a pessoa aqui.


E aí, bora faturar mais? Sim ou sim?


Grande abraço, atitude e sucesso!!


Celso Derisso Filho


#celsoderissofilho #borafaturarmais #simousim #vendas #consultoriadevendas #palestrantedevendas #treinamentosdevendas #tendenciasdevendas2020 #artigosdevendas #artigossobrevendas

20 visualizações

©2020 - Celso Derisso Filho